quinta-feira, setembro 08, 2011

Mastigue muito



Pesquisadores chineses dizem que quanto mais mastigamos menos sentimos fome
por Katherine Harmon


Por volta de um século atrás, uma nova mania tomou conta dos países conscientes da saúde: a mastigação. De acordo com o nutricionista Horace Fletcher, mastigar cada porção de alimento precisamente 32 vezes ajudaria as pessoas a controlar a quantidade de alimentos consumidos, facilitando a digistão.

Entre seus muitos adeptos fervorosos, a tática ficou conhecido como "fletcherizing". E Fletcher, por sua vez, entrou para a história dietética como "o grande mastigador", com o slogan "A Natureza deve castigar aqueles que não mastigam".
Um estudo recente da China oferece um novo olhar sobre o papel da mastigação para ajudar nosso corpo a regular a quantidade de alimentos que ingerimos, sem precisarmos consultar os rótulos de calorias.

Li Jie, da Escola de Saúde Pública da Harbin Medical University, e colegas descobriram que tanto homens com peso saudável quanto homens obesos consumiram menos calorias (cerca de 12%) em uma refeição ilimitada de meia hora quando mastigavam mais a comida.

Devorar rapidamente uma refeição completa é muitas vezes considerado errado, e pesquisas anteriores já associaram o hábito de se alimentar devagar com peso saudável. O senso comum diz que comer mais devagar dá ao organismo mais tempo para "se sentir satisfeito”.


Fonte:
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/mastigue_mais_.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário