Dentistas explicam a melhor forma de escovação.
A Cárie é formada por bactérias provocadas pela acidez dos alimentos, que descalcifica e corrói o esmalte do dente. Já a placa bacteriana se forma por causa dos restos de alimentos na boca em contato com a saliva. Pode formar uma calcificação, ou seja, uma placa dura chamada de tártaro. Se não for removido, ele pode causar inflamação e retração da gengiva e destruir o tecido ósseo que segura o dente, deixando-o mole.
O tártaro pode levar problemas periodontais e somente o dentista consegue removê-lo. A formação de tártaro varia entre os pacientes, pois depende da composição da saliva, que contém sais minerais, e dos tipos de bactérias que o indivíduo apresenta na boca.
Crianças mais velhas, adolescentes e adultos cujos dentes já estão plenamente formados não correm risco de ter manchas brancas nos dentes (fluorose) em decorrência do flúor.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, a melhor técnica de escovação é aquela em que a pessoa é capaz de remover a maior quantidade de placa bacteriana e resíduos alimentares sem provocar danos aos dentes e às gengivas, como desgaste, ferimentos ou retrações.
Dicas:
- A escovação deverá ser realizada após cada uma das refeições (café da manhã, almoço, jantar e antes de dormir).
- O creme dental deve ser colocado sobre as cerdas da escova no sentido transversal, e não longitudinal.
- Crianças até 3 anos de idade devem usar pasta sem flúor. Após os 3 anos, elas devem usar cremes dentais próprios para crianças, que têm menos flúor.
- O tempo de escovação para os adultos é de 1 a 2 minutos nos dentes inferiores e o mesmo tempo nos dentes superiores.
- Comece a escovação pela parte dos dentes inferiores, que é a área mais difícil de alcançar
- Vá ao dentista pelo menos uma vez por ano.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário