terça-feira, outubro 04, 2011

Gengivite em Crianças


Gengivite em crianças


Quando a gente fala em levar a criança ao dentista regularmente, estamos nos propondo a fazer um trabalho de prevenção em relação à saúde bucal dela como um todo. Muitos pais, porém, pensam que essa prevenção só ocorre para as lesões de cárie. Entretanto, é importante esclarecer que é possível ir além da cárie e prevenir outras doenças na boca da meninada como, por exemplo, a gengivite. E o que é essa tal de gengivite?




Nada mais é do que uma inflamação da gengiva. E por que ela inflama? Por causa do acúmulo de bactérias nos dentes, formando a chamada placa bacteriana ou biofilme dental.
Quando a gente não faz uma higienização adequada da boca, a gente permite que as bactérias se organizem e formem uma película sobre o dente. E essa pequena película, se não for removida, vai irritando a gengiva fazendo com que ela fique inflamada.
Como eu sempre digo, criança abaixo dos 6-7 anos não tem coordenação motora suficiente para fazer uma escovação adequada e nem para usar o fio dental da maneira mais correta. Resultado: muitas bactérias podem permanecer grudadas nos dentes, podendo causar inflamação gengival.

E quais os sintomas da gengivite?
- Gengivas inchadas e avermelhadas (normalmente elas são rosadas);
- Desconforto para comer e higienizar;
- Sangramento espontâneo durante a escovação;
- Em casos mais avançados, podem causar um mau hálito persistente, podendo haver presença de pus.

Como tratar?
O tratamento da gengivite é extremamente fácil: uma boa higienização, feita com escova e fio dental, consegue resolver o problema. Mas, se  já estiver mais avançada, pode ser que uma ajuda do dentista seja necessária, não só em termos de orientação como também na remoção do tártaro (quando a placa está bem endurecida).
E só pra lembrar: crianças e adolescentes que usam aparelho ortodôntico têm que ter cuidado redobrado, pois o aparelho acumula bastante placa, sem contar os restos de alimento que podem ficar por ali.

Fonte : tiodentista.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário